Trabalhos Sismos - Kobe

|





Local da ocorrência e data:


A catástrofe mais mortífera do pós-guerra no Japão, ocorreu em Kobe. Uma cidade japonesa localizada na província de Hyogo. É um importante centro económico do país, e detém um dos maiores portos do Japão e do mundo.
Às 5h46min da manhã do dia 17 de Janeiro de 1995, o sismo que fez desabar a cidade de Kobe e durou apenas 20 segundos.


Magnitude:


O terramoto, de Kobe, obteve a intensidade de 7,3 na escala de Richter. matou mais de 6.400 pessoas, 14.678 feridos e um grande rasto de destruição: 67.421 moradias, das quais 6.965 totalmente consumidas pelo fogo.


Contexto tectónico:


A cidade de Kobe localiza-se próximo das fronteiras entre as placas tectónicas do Pacífico, das Filipinas e Eurasiática. A fronteira entre estas três placas é do tipo compressivo, formando um ponto triplo de zonas de subducção. Kobe está, também, próxima de uma grande falha de desligamento dextrógiro (provoca rotação para a direita).


Curiosidades:




  • No Japão já se registou, num único fim-de-semana, uma cadeia de mais de 200 terramotos de intensidade leve e moderada.
  • Matou mais de 6.400 pessoas, 14.678 feridos e um grande rasto de destruição: 67.421 moradias, das quais 6.965 totalmente consumidas pelo fogo. A maioria na hora, esmagadas enquanto dormiam.
  • Foi observada uma ruptura superficial numa área rural da ilha de Awaji, onde foram quantificados deslocamentos de até 3 metros.

Reflexões pessoais: Embora esta fosse uma população que já tinha feito vários simolácros e planos de evacuação, nada conseguiram fazer os habitantes da cidade japonesa de kobe que foram surpreendidos durante a noite, enquanto dormiam. Este acontecimento prova-nos como as forças da natureza são avassaladoras perante as forças humanas.

Devido a problemas técnico só foi possivel apresentar pelo blog este trabalho dos sismos agora.

0 comentários: