Ecossistemas

|

Ecossistema-> conjunto da comunidade biótica, do ambiente físico e químico e as relações que se estabelecem entre si. Os seres vivos de um ecossistema estabelecem relações tróficas (alimentares) que envolvem transferências de matéria e energia.

Cadeia alimentar-> sequência de seres vivos que se relacionam a nível alimentar. As cadeias vão-se interligar formando uma teia alimentar ou redes tróficas.


Nas redes tróficas podemos considerar a existência de três categorias de seres vivos:
  • Produtores-> seres vivos capazes de elaborar matérias orgânica a partir da matéria inorgânica, utilizando, para isso, uma fonte de energia externa - seres autotróficos. Exemplo: árvores, algas.
  • Consumidores-> seres vivos incapazes de produzir compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos - seres heterotróficos - e, por isso, alimentam-se directa ou indirectamente da matéria elaborada pelos produtores. Exemplos: Carnívoros.
  • Decompositores-> seres vivos que obtém a matéria orgânica a partir de outros seres vivos, decompondo cadáveres e excrementos. Desta forma, transformam a matéria orgânica em matéria inorgânica, assegurando a devolução dos minerais ao meio. Exemplo: bactérias e fungos.

0 comentários: