Sistema Solar

|

Uma das teorias do nascimento do sistema solar é a Teoria Nebular, em que as partículas que rodeavam o Sol foram-se concentrado nas zonas internas, onde as temperaturas eram mais elevadas, tendo aí ocorrido a condensação de matéria, o que levou à formação dos planetas telúricos ou terrestres de elevada densidade. Na zona externa da nuvem, onde, as temperaturas eram mais baixas, ocorreu condensação de matéria semelhante à do Sol, que originou os planetas gasosos de menor densidade também chamados de planetas gigantes.

  • Planetas terrestres: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Pequenas dimensões, com diâmetro aproximado ao da Terra; elevada densidade, constituidos maioritamente por material rochoso; poucos satélites naturais ou até mesmo nenhum; movimento de rotação lento; os materiais que constituem o seu interior estão estruturados em camadas mais ou mesmo concêntricas.
  • Planetas gasosos: Júpiter, Neptuno, Úrano e Neptuno. Grandes dimensões, com diêmetro muito superior ao da Terra; baixa densidade, constituídos maioritamente por meteriais gasoso; muito satélites naturais e movimento de rotação rápido
Actualmente, a Teoria Nebular està de acordo com as características do Sistema Solar:
  1. os planetas encontram-se, aproximadamente, no mesmo plano equatorial do Sol;
  2. as órbitas dos planetas são quase circulares;
  3. os planetas gasosos que se encontram na parte mais exterior do Sistema Solar;
  4. estes possuem velocidade de rotação muito elevadas, em consequencias do movimento que a nebulosa primitiva lhe conferiu.

0 comentários: