Maona Loa

|



O Maona Loa é o maior vulcão activo à face da Terra. Este vulcão é situado nas ilhas havaianas. Os vulcões situados no havai não explodem da mesma forma do que a maioria dos vulcões, ou seja, do tipo explosivo. O Maona loa é um vulcão do tipo escudo como todos os vulcões havaianos que têm outras características próprias. Que é o facto de despejam grandes quantidades de lava viscosa, mas não formarem nuvens ardentes nem chuvas de pedras incandescentes típicas de vulcões como o Santa Helena.

Contexto Tectónico

O Maona Loa sempre despertou atenção especial dos cientistas, visto que este vulcão situa-se fora das zonas típicas de vulcanismo. Ao passar dos anos várias observações foram feitas. O geólogo James Dana concluiu que as ilhas havaianas estão a movimentar-se para sueste. Sabe-se hoje que a placa do pacífico se desloca para noroeste, à velocidade de 10 cm/ano, sob uma fonte que alimenta uma coluna de magma que atravessa a crusta oceânica como se fosse uma broca e faz assim nascer um vulcão.
Actualmente, no largo do vulcão Mauna loa está a nascer um novo vulcão submarino, o Loihi.

Curiosidades

  1. Desde 1843, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes.
  2. Pensa-se que não deverá demorar muito até uma nova erupção surgir, e quando surgir, dificilmente vai ser discreta.
  3. Durante a última erupção, em Março-Abril de 1984, o vulcão cuspiu 220 milhões de metros cúbicos de lava. A erupção começou por sismos do solo devido ao movimento rápido do magma, enquanto na parte sudoeste da cratera se abria uma fissura, de onde cortinas de fogo que atingiram 50m de altura.Para retomar à primeira erupção teríamos de retomar a 8050 a.c.
  4. As ilhas do Havai deve a sua existência a cinco vulcões. Dos quais o Mauna loa e o kilauea, ainda se encontram activos. E os restante que são o Kohala, o Hualalai e o Mauna kea.
  5. O Mauna Loa é o vulcão mais volumoso à face da Terra.
  6. O Mauna Loa ergue-se 4.170 metros acima do nível do mar e espalha-se por uma área de mais de 90 quilómetros de largura.É o vulcão mais violento e perigoso do Havai.

0 comentários: