Meiose

|

Neste processo, o número de cromossomas é reduzido para metade. Origina células haplóides, uma vez que vão ter apenas um cromossoma (n) de cada par de cromossomas homólogos da célula original.

Na meiose ocorrem duas divisões fundamentais: a divisão I e a divisão II.


Divisão I

A divisão I ocorre após a Interfase (como a mitose). Como no período S da interfase ocorre replicação de DNA, os cromossomas no início da meiose serão formados por dois cromatídios.


A divisão I divide-se em quatro subfases:

  1. Prófase I: Os dois cromossomas de cada par emparelham, justapondo-se gene a gene, formando bivalentes. Ao dar-se o emparelhamento, surgem pontos de cruzamento homólogos, os pontos de quiasma. Ao nivel destes pontos, pode haver ruptura de cromatidios, podendo haver ocorrer trocas recuprocas de segmentos de cromatidios entre dois cromossomas homologos. este fenomeno designa-se por crossing-over.
  2. Metáfase I: Os pares de cromossomas ligam-se a microtúbulos do fuso acromático pelos centrómeros, e dispõem-se no plano equatorial do fuso acromático aleatoriamente, ficando os cromossomas de cada par de homólogos com os centrómeros orientados para os pólos opostos e os pontos de quiasma na região equatorial.
  3. Anáfase I: Ocorre a separação dos cromossomas homólogos e, em seguida, ocorre a ascensão polar devido à quebra dos pontos de quiasma e, assim, um cromossoma de cada par de homólogos dirige-se para um dos pólos. Ocorre redução, para metade, do número de cromossomas.
  4. Telófase I: Os cromossomas descondensam-se. Desaparece o fuso acromático. Reconstitui-se a membrana nuclear. Inicia-se a individualização de dois núcleos haplóides, que têm metade do número de cromossomas do núcleo diplóide inicial.

A divisão II divide-se em quatro subfases:

Prófase II
Metáfase II
Anáfase II
Telófase II

Em cada subfase, o procedimento é igual ao da Mitose. No final da divisão II formam-se 4 células haplóides, contendo, cada uma, um cromossoma de cada par de homólogos da célula inicial.

Reflexão: A reprodução sexuada implica a ocorrência da fecundação e a meiose que se complementam. A meiose leva a uma redução cromossómica e a fecundação à sua duplicação, permitindo que o número de cromossomas de cada espécie se mantenham constante ao longo dos tempos.

0 comentários: