Viagem aos cromossomas humanos

|

Os cromossomas humanos

O cromossoma é constituído por gene que contêm a informação hereditária que é transmitida dos pais aos filhos. Os cromossomas localizam-se no núcleo das células e são formados por uma longa cadeia dupla de DNA, que uma vez se encontra ligado a proteínas. O DNA transporta a informação genética, enquanto que as proteínas são responsáveis pela forma física do cromossoma, ao mesmo tempo que regulam a actividade do DNA. Durante a vida das células os cromossomas podem se encontrar formado por uma única molécula de DNA, constituindo assim um cromatídio. Noutras fases fica constituído por dois cromatídios, ligados pelo centrómero que é uma estrutura sólida e resistente

Os 46 Cromossomas Humanos ou 23 pares

Cada célula humana contem 23 PARES de cromossomas, os quais podem ser identificados pelo seu tamanho e pelos seus contornos característicos. O par do cromossoma 23 contem os cromossomas sexuais. Nas mulheres existem no cromossoma 23 dois X X. Nos homens existe um cromossoma X e outro Y, como podemos ver no esquema acima O cromossoma dos homens NUNCA se modifica de geração em geração. É por isso nos estudos do ADN em ossos antigos convém isolar sempre o cromossoma Y porque assim o cientista pode ver as características deste cromossoma Y que se mantêm sempre iguais, de homem para homem, há mais de dois milhões de anos.

Doenças relacionadas aos cromossomas

  • Cromossoma 21 - é um dos 23 pares de cromossomas do genótipo humano. Este cromossoma aparece normalmente em duplicado nos humanos. O cromossoma 21 é o menor cromossoma humano. Esta ligado a doenças como Alzheimer e Trissomia 21 (ou Síndrome de Down).
  • Cromossoma 23 ( sexuais) - Mulheres com cariótipo 47,XXX ocorrem numa frequência relativamente alta: 1 caso em 700 nascimentos aproximadamente. Elas apresentam fenótipo normal, são férteis, mas muitas possuem um leve retardamento mental, estas são chamadas de super-femeas. Agora o Supermachos são indivíduos com cariótipo 47,XYY ocorrem com a frequência de um caso por 1.000 nascimentos masculinos. Embora sejam, na maioria, homens normais, os primeiros estudos sugeriam que entre eles ocorria uma frequência extremamente alta de pacientes retardados mentalmente e com antecedentes criminais; tais estudos revelaram que cerca de 3% dos pacientes Internados em instituições penais e hospícios tinha este cariótipo, o que mostrava serem os indivíduos XYY internados 20 vezes mais numerosos (em lugar de 1 por mil, 3% corresponde a 20 por mil) do que na população livre. No entanto, os mesmos dados revelaram que 96% dos indivíduos XYY são normais. Deste modo, tornam-se necessárias pesquisas mais amplas antes de se relacionar essa constituição cromossômica particular com determinados traços anormais de comportamento.

0 comentários: