Circulação simples/sistemica

|

ANFÍBIOS
Coração com 3 cavidades: uma aurícula e dois ventrículos. A circulação destes animais é dupla: pois existem dois tipos de circulação, a circulação pulmonar (que leva o sangue aos pulmões para que seja oxigenado e trá-lo de novo ao coração), e a circulação sistémica (que leva o sangue ás células e trá-lo de novo ao coração já rico em CO2). A circulação destes animais é incompleta, porque no ventrículo misturam-se os sangues arteriais e venosos. Estes animais são heterotérmicos (temperatura variável).
PEIXES
Coração com duas cavidades: uma aurícula e um ventrículo. A circulação é simples porque o sangue passa uma só vez no coração, o que faz reduzir a pressão e velocidade sanguíneas. O coração destes animais é apenas atravessado por sangue venoso.
MAMIFEROS E AVES
Coração com 4 cavidades: 2 aurículas e 2 ventrículos, impedindo a mistura de sangue arterial com sangue venoso. Esta característica permite que estes animais tenham uma maior disponibilidade de oxigénio, que por sua vez, permite uma maior obtenção de energia e assim, a capacidade de manter a sua temperatura constante (animais homeotérmicos); Que o sangue depois de oxigenado e de regressar ao coração, receba um novo impulso que permita percorrer o corpo com maior pressão, sendo mais eficaz; A circulação nas aves e mamíferos é dupla e completa.

0 comentários: