Rochas

|

Rochas sedimentares-> As rochas sedimentares cobrem cerca de 75% da superfície terreste, pois formam-se à superfície da crusta. A formação das rochas sedimentares dividem-se em várias fases, onde intervêm diferentes mecanismo. Um dos mais importante desses mecanismos é o ciclo da água, que é responsável pela interacção, entre os subsistemas terrestres.
Numa primeira fase, está presente os fenómenos de meteorização ( esta pode ser química quando modifica os minerais das rochas, transformando-os noutros produtos. ou físicos quando origina partículas cada vez mais pequenas), seguindo se a erosão, transporte, deposição e finaliza com a diagénese, ou seja, com a transformação dos sedimentos numa rocha sedimentar.

Rochas magmáticas-> Ao material rochoso que se encontra total ou parcialmente fundido, em locais profundos da Terra, dá-se o nome de magma, o qual está na origem das lavas expelidas pelo vulcão. As rochas que não chegam à superfície, solidificando no interior da crusta, designam-se de rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas. E as que se formam à superfície chamam-se extrusivas ou vulcânicas.

Rochas metamórficas-> são, essencialmente, o resultado da acção de factores de metamorfismo, como o calor e a pressão, sobre rochas pré-existentes. Para a acção este tipo de metamorfismo, as rochas metamórficas formam-se no interior da Terra. Quando são descobertas rochas metamórficas, são fragmentos de cometas, pois estes são rochas metamórficas.
Reflexão pessoal: No planeta Terra existe uma grande diversidade de rochas, podendo agrupar-se em três grupos: magmáticas, metamórficas ou sedimentares. O historial de cada rocha pode contar-nos o que aconteceu na Terra há muitos anos atrás. Permite-nos obter informações sobre as condições ambientais ou as transformações que a rocha sofreu.

0 comentários: