Sistema Solar

|

Uma das teorias do nascimento do sistema solar é a Teoria Nebular, em que as partículas que rodeavam o Sol foram-se concentrado nas zonas internas, onde as temperaturas eram mais elevadas, tendo aí ocorrido a condensação de matéria, o que levou à formação dos planetas telúricos ou terrestres de elevada densidade. Na zona externa da nuvem, onde, as temperaturas eram mais baixas, ocorreu condensação de matéria semelhante à do Sol, que originou os planetas gasosos de menor densidade também chamados de planetas gigantes.

  • Planetas terrestres: Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Pequenas dimensões, com diâmetro aproximado ao da Terra; elevada densidade, constituidos maioritamente por material rochoso; poucos satélites naturais ou até mesmo nenhum; movimento de rotação lento; os materiais que constituem o seu interior estão estruturados em camadas mais ou mesmo concêntricas.
  • Planetas gasosos: Júpiter, Neptuno, Úrano e Neptuno. Grandes dimensões, com diêmetro muito superior ao da Terra; baixa densidade, constituídos maioritamente por meteriais gasoso; muito satélites naturais e movimento de rotação rápido
Actualmente, a Teoria Nebular està de acordo com as características do Sistema Solar:
  1. os planetas encontram-se, aproximadamente, no mesmo plano equatorial do Sol;
  2. as órbitas dos planetas são quase circulares;
  3. os planetas gasosos que se encontram na parte mais exterior do Sistema Solar;
  4. estes possuem velocidade de rotação muito elevadas, em consequencias do movimento que a nebulosa primitiva lhe conferiu.

Placas tectónicas e os seus movimento

|

Limites Construtivos -> são aqueles onde o sentido do movimento relativo entre duas placas litosféricas faz com que elas se afastem uma da outra. Logo, são locais onde há formação de nova litosféra.

Limites destrutivos -> são aqueles em que o sentido do movimento relativo entre duas placas litosféricas faz com que elas se aproximem uma da outra. Por isso, são locais onde a litosfera é destruída.

Limites conservativos -> são aqueles onde o sentido do movimento relativo entra duas placas litosfericas faz com que elas deslizem lateralmente uma em relação à outra. Por isso, são locais onde não há formação nem destruição de litosfera.

Acontecimentos geológicos

|

A teoria do Uniformitarismo assenta em duas ideias-base. Também chamadas de Actualismo Geológico:
  1. Os acontecimentos geológicos do passado são o resultado das forças da natureza idênticas às que se observam hoje em dia;
  2. Os acontecimentos deológicos são o resultado de lentos e graduais processos da Natureza.

Catastrofismo -> é uma corrente de pensamentos segundo a qual as alterações que ocorreram na Terra são interpretadas como sendo a consequência de fenómenos súbitos causados por acontecimentos catastróficos.

Gradualismo -> é uma corrente de pensamento segundo a qual as alterações que ocorrem na Terra são interpretadas como sendo o resultado de acontecimentos que se desenvolvem de forma tranquila , lenta e gradual.

Maona Loa

|



O Maona Loa é o maior vulcão activo à face da Terra. Este vulcão é situado nas ilhas havaianas. Os vulcões situados no havai não explodem da mesma forma do que a maioria dos vulcões, ou seja, do tipo explosivo. O Maona loa é um vulcão do tipo escudo como todos os vulcões havaianos que têm outras características próprias. Que é o facto de despejam grandes quantidades de lava viscosa, mas não formarem nuvens ardentes nem chuvas de pedras incandescentes típicas de vulcões como o Santa Helena.

Contexto Tectónico

O Maona Loa sempre despertou atenção especial dos cientistas, visto que este vulcão situa-se fora das zonas típicas de vulcanismo. Ao passar dos anos várias observações foram feitas. O geólogo James Dana concluiu que as ilhas havaianas estão a movimentar-se para sueste. Sabe-se hoje que a placa do pacífico se desloca para noroeste, à velocidade de 10 cm/ano, sob uma fonte que alimenta uma coluna de magma que atravessa a crusta oceânica como se fosse uma broca e faz assim nascer um vulcão.
Actualmente, no largo do vulcão Mauna loa está a nascer um novo vulcão submarino, o Loihi.

Curiosidades

  1. Desde 1843, o Mauna Loa entrou em erupção 33 vezes.
  2. Pensa-se que não deverá demorar muito até uma nova erupção surgir, e quando surgir, dificilmente vai ser discreta.
  3. Durante a última erupção, em Março-Abril de 1984, o vulcão cuspiu 220 milhões de metros cúbicos de lava. A erupção começou por sismos do solo devido ao movimento rápido do magma, enquanto na parte sudoeste da cratera se abria uma fissura, de onde cortinas de fogo que atingiram 50m de altura.Para retomar à primeira erupção teríamos de retomar a 8050 a.c.
  4. As ilhas do Havai deve a sua existência a cinco vulcões. Dos quais o Mauna loa e o kilauea, ainda se encontram activos. E os restante que são o Kohala, o Hualalai e o Mauna kea.
  5. O Mauna Loa é o vulcão mais volumoso à face da Terra.
  6. O Mauna Loa ergue-se 4.170 metros acima do nível do mar e espalha-se por uma área de mais de 90 quilómetros de largura.É o vulcão mais violento e perigoso do Havai.