Stellarium

|

Sabia que...? (Hidrosfera)

|

  • Existe nos oceanos sal suficiente para cobrir todos os continentes com uma camada de 150m.
  • Dos 92 elementos naturais, os cientistas encontraram cerca de 70 dissolvidos na água do mar e esperam também encontrar um dia os restantes.
  • Todos os seres vivos contêm água para efctuarem a fotossíntese, e os animais para digerirem os alimentos, excretarem as fezes e, nas espécies mais complexas, fazerem circular o sangue. Uma folha de alface contém 94% de água, um ser humano 60 a 70%, um pinheiro 55%.

Reflexão pessoal: e agora?? Achas que poderia existir vida no planeta Terra sem água?

Rochas

|

Rochas sedimentares-> As rochas sedimentares cobrem cerca de 75% da superfície terreste, pois formam-se à superfície da crusta. A formação das rochas sedimentares dividem-se em várias fases, onde intervêm diferentes mecanismo. Um dos mais importante desses mecanismos é o ciclo da água, que é responsável pela interacção, entre os subsistemas terrestres.
Numa primeira fase, está presente os fenómenos de meteorização ( esta pode ser química quando modifica os minerais das rochas, transformando-os noutros produtos. ou físicos quando origina partículas cada vez mais pequenas), seguindo se a erosão, transporte, deposição e finaliza com a diagénese, ou seja, com a transformação dos sedimentos numa rocha sedimentar.

Rochas magmáticas-> Ao material rochoso que se encontra total ou parcialmente fundido, em locais profundos da Terra, dá-se o nome de magma, o qual está na origem das lavas expelidas pelo vulcão. As rochas que não chegam à superfície, solidificando no interior da crusta, designam-se de rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas. E as que se formam à superfície chamam-se extrusivas ou vulcânicas.

Rochas metamórficas-> são, essencialmente, o resultado da acção de factores de metamorfismo, como o calor e a pressão, sobre rochas pré-existentes. Para a acção este tipo de metamorfismo, as rochas metamórficas formam-se no interior da Terra. Quando são descobertas rochas metamórficas, são fragmentos de cometas, pois estes são rochas metamórficas.
Reflexão pessoal: No planeta Terra existe uma grande diversidade de rochas, podendo agrupar-se em três grupos: magmáticas, metamórficas ou sedimentares. O historial de cada rocha pode contar-nos o que aconteceu na Terra há muitos anos atrás. Permite-nos obter informações sobre as condições ambientais ou as transformações que a rocha sofreu.

Subsistemas Terrestes

|

Geosfera: parte superficial da terra que se encontra no estado sólido (formada pelas grandes massas continentais e os fundos oceânicos);

Hidrosfera: engloba toda a água no estado líquido e sólido que se encontra na superfície terrestre. Para muitos investigadores a parte sólida de água designa-se por criosfera;

Atmosfera: invóltro gasoso da Terra, sendo, contituido principalmente por Azoto;

Biosfera: representa todos os ecossistemas, estes são dependentes um dos outros.

Terra, um sistema fechado

|


A Terra é um sistema fechado, pois neste as trocas de matéria com o meio envolvente são pouco significativas.


  • Num sistema fechado, a matéria conserva-se no inteiro;
  • Sendo a terra um sistema fechado, os recursos naturais são finitos e limitados, quer dizer que os recursos naturais da Terra são tudo o que temos;
  • Os poluentes permanecem no interior do sistema. Quando ocorrem alterações num dos subsistemas da Terra, as suas consequências poderão afectar os outros subsistemas, pois estes são abertos, dinâmicos e interdependentes.

Na terra há duas fontes principais de energia:

  • Externa: o sol, importante porque desencadeia determinadas reacções bioquímicas;
  • Interna: energia térmica proveniente do interior do planeta, principal motor das placas tectónicas.

Reflexão pessoal: A Terra é um sistema fechado visto que só são detectadas trocas de energia com o meio envolvente. Mas imagina que a Terra era um sistema isolado, ou seja, não eram detectadas trocas de energia nem de matéria com o meio, então a energia solar não ia penetrar na atmosfera. o que ia provocar temperaturas tão baixas que ia provocas a extinção de todos os seres vivos. Aqui está a importância da luz solar.

Sistemas

|

Sistemas -> designa-se de sistema, qualquer parte do universo constituida por massa e energia e que se considera separadamente com a finalidade de o observar e investigar.

Sistema <-> Subsistema um sistema pode ser considerado um subsistema caso seja apreciado como parte integrante de um conjunto mais amplo.

Sistema Aberto -> são detectadas trocas de matéria e de energia, com o meio envolvente.
Sistema Fechado -> são detectadas trocas energia mas não de matéria com o meio envolvente.
Sistema Isolado-> nao são detectadas trocas tanto de energia como de matéria.

Sabia que...?(Fóssil vivo)

|

Já alguma vez pensaste que poderia haver um pequeno grupo de dinossauros numa parte remota do planeta?? Isso aconteceu com a história do celacanto.
Este peixe existiu em todos os oceanos no tempo do dinossaurios. A ciência pensava que este peixe se extinguiu há 90 millhões de anos. Mas quando um pescador mostrou este peixe ao museu local, este identificara-o como celacanto. Desde então, o seu número parece ter diminuído. Porque os coleccionadores de raridades e das instituições científica começaram uma grande procura atrás deste "fóssil vivo".
Reflexão pessoal: Se eu te perguntasse, se existia vida numa parte remota do planeta. Tu possivelmente dizias que não, mas será isso totalmente verdade? Os crocodilos sobreviveram e outras variadas espécies também, por isso...

Extinção dos Dinossaurios

|



Possíveis causas de extinção:

Actividade vulcânica crescente:

  • Modelação das paisagens;
  • Lançamento de poeiras e gases causando uma má qualidade do ar e um aumento da temperatura;
  • Chuvas ácidas;
  • Qualidade da água.


Competição entre espécies diferentes de dinossáurios, todas tão bem adaptadas que ficaram vulneráveis à mudança do seu meio.

Vunerabilidade dos ninhos no chão face a espécies energentes como os maníferos.

Impacto de um cometa mesmo que o impacto não os matasse directamente, as poeras e de outras pequenas partículas, de tal modo intensa, que fez com que a luz solar não fosse capaz de atravessar e chegar até ao solo.